Cachoeira Véu de Noiva – Parque Nacional – Chapada dos Guimarães

A cachoeira Véu de Noiva é um dos símbolos e cartão postal da Chapada dos Guimarães. São mais de 80 metros de queda formada pelo rio Coxipó. Está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a cerca de 10 km da cidade.

Foi reaberta para visitação em Julho/2009 e atualmente é controlada (100 pessoas por vez), de quarta a segunda-feira, das 9h às 16h. Não é necessário agendar e a visita poderá ser por conta própria, sem acompanhamento do guia de turismo.

São cerca de 500 metros de caminhada para contemplar o mirante da cachoeira (1 km ida e volta).

parque nacional de chapada dos guimaraes

Antigamente o nome do local era ‘Bocaina do Inferno’, pois a cultura popular sempre classificava os locais: se fosse para baixo, era do inferno, do diabo; se fosse para cima, era de deus, divino. Assim, seu nome só foi trocado lá por 1928, quando o religioso, político e poeta, Dom Aquino Correa, fez um poema inspirado na beleza da Chapada, chamando-a Véu de Noiva. Desde então este nome tem se mantido e o local atrai milhares de turistas todos os anos para ver sua queda.

Atualmente não é mais possível visitar a parte de baixo da cachoeira Véu de Noiva e a foto acima (2ª, direita) é uma lembrança dos que desceram até lá.

Deixe uma resposta