Trilhas Chapada dos Guimarães

Trilhas Chapada dos Guimarães

trilhas chapada dos guimarães

Trilhas Chapada dos Guimarães são passeios diários completos para conhecer as trilhas clássicas da Chapada dos Guimarães. Venha viver dias de aventuras com a Chapada Explorer!

*Tenha sempre água, lanche e protetor solar na mochila;

Trilhas Chapada dos Guimarães
{Véu de Noiva + Circuito de Cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães}

Após Café da manhã (9h) viagem até o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e visita ao mirante da cachoeira cartão postal do parque nacional: Véu de Noiva.

De lá se avista um vale formado pelo rio Coxipozinho, floresta, cerrado, paredões e a cachoeira com mais de 80 metros conhecida como Véu de Noiva.

Em seguida acesso de carro pela estrada de serviço por aproximadamente 03 quilômetros até chegar ao ponto inicial da caminhada.

Após instruções iniciará a caminhada conhecendo o cerrado, veredas e campos rupestres. Contato com o mosaico geológico, conhecendo desde rochas primitivas do nosso Continente.

Início do Circuito de Cachoeiras: cachoeiras do Pulo, Degrau, Prainha e Andorinhas. Possibilidade de banho em todas elas.

Além de todo o visual o visitante poderá aproveitar os banhos na mais pura água doce do centro do Brasil. Caminhada de retorno e parada estratégica para um ultimo banho na cachoeira 7 de Setembro (sonrizal).

Continuação da trilha até a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito esculpida pelo córrego 7 de Setembro. Uma pequena exploração visual para conhecer o local. Despedida do circuito.

Viagem de carro e saída do Parque Nacional prevista para as 16h ou 17h. Retorno ao hotel e noite livre.

Total de 08 km de caminhada;

‘Para praticar o verdadeiro ecoturismo no parque nacional de Chapada dos Guimarães é preciso uma viagem organizada com quem conhece realmente o lugar’.

Trilhas Chapada dos Guimarães #roteiroespecial
{Cidade de Pedras + Vale do Rio Claro, Crista de Galo}

Após café da manhã viagem a caminho do parque nacional e visita à Cidade de Pedras. É o mirante mais expressivo da Chapada dos Guimarães, localizado no topo dos paredões do parque nacional.

Uma vista fantástica que poderá ser contemplada nos 2 km de caminhada total, apresentando curiosas formações rochosas esculpidas por chuvas e ventos ao longo do tempo.

É possível avistar uma grande extensão de paredões, o vale logo abaixo, os rios e o horizonte distante, presenteando o visitante com uma vista única da Chapada.

A vegetação na Cidade de Pedras é um cerrado baixo, rico em frutas, flores e plantas medicinais.

Continuação da viagem até o Vale do Rio Claro. Agora os paredões milenares da Chapada estarão de frente para o visitante.

Contato com o cerrado e o lindo visual da Chapada, conhecendo árvores, arbustos, pequenas matas e campos de vereda típicos do local.

Visita ao Poço Azul para um primeiro banho e flutuação contemplativa terminando no Poço Verde.

Primeiro contato com a rica ictiofauna do Rio Claro, com lambaris, peraputangas, piaus, cascudos, entre outras espécies.

Após banho visita à Crista de Galo, uma formação rochosa elevada que possibilitará um visual panorâmico do alto para os paredões e toda a região, dando ao visitante uma noção exata do que é a Chapada.

É um dos momentos mais lindos do passeio, quando toda a Chapada é vista de frente.

Após descanso e contemplação, continuação do passeio a caminho do Poço da Anta onde um refrescante banho de água cristalina estará a espera de todos. Banho com flutuação contemplativa, pic-nic e descanso.

Saída do Rio Claro e viagem a caminho da Chapada dos Guimarães com o lindo visual dos paredões ao entardecer para completar o dia.

Despedida do passeio e retorno ao hotel, noite livre.

Trilhas Chapada dos Guimarães
{Morro São Jerônimo – Parque Nacional de Chapada dos Guimarães}

Após Café da manhã (8h) viagem até Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Acesso de carro pela estrada de serviço até chegar ao ponto inicial da trilha.

Após instruções início da caminhada, passando pela Casa de Pedra, uma pequena caverna esculpida pelo córrego 7 de Setembro.

A caminhada seguirá pelo cerrado, por uma antiga estrada, com um visual repleto de sugestivas formações rochosas e vegetação bem preservada.

Após cerca de 5 quilômetros de caminhada começará a vista para o Morro do Quebra Gamela e vista para a planície pantaneira. O Morro São Jerônimo também já poderá ser avistado deste ponto.

Uma pequena subida e a caminhada passará em um corredor na rocha. Então o cenário com vista para os paredões, planície e Morro de São Jerônimo se desvendará, dando um panorama geral da região e da aventura logo em frente.

Depois de atravessar uma pequena floresta o grupo estará no pé do Morro e iniciará a subida: primeiro uma escalaminhada íngreme, depois um segundo degrau de cerca de 2,5 metros e por último um degrau com 1,5 metros de altura.

Chegada ao topo do Morro de São Jerônimo, um dos pontos culminantes da região. Visual de 360º.

Ao longe os paredões da Cidade de Pedras poderão ser avistados.

Um merecido descanso para contemplar a paisagem. Pequena caminhada contornando o topo do morro com uma visão completa da região.

Depois de descer os degraus do Morro de São Jerônimo, retorno pelo mesmo caminho. Parada na Casa de Pedra para se refrescar.

Saída do parque nacional no fim do dia. Retorno ao hotel e noite livre.

Sugerimos água e lanche reforçado neste dia;

Total de 16 km de caminhada;

pacote de viagem Chapada dos Guimarães

Trilhas Chapada dos Guimarães
{Caverna Aroe Jari, Lagoa Azul, Quiogo Brado e Cachoeira Alméscar}

Após Café da manhã (9h) viagem até a Fazenda Água Fria para conhecer um circuito com 3 cavernas.

Após instruções iniciará a caminhada seguindo pelo cerrado e floresta. Muitas formações rochosas, espécies vegetais e pegadas são atrações da caminhada.

Chegada em uma das entradas para a caverna Aroe Jari, onde há uma grande abóboda de rocha e um túnel de acesso.

O túnel se abrirá para o Salão do Chuveiro. Com lanternas será possível observar a interessante formação rochosa e uma cachoeira caindo do teto da caverna. Muitas camadas de rochas que um dia foram fundo de mares e rios ancestrais.

A caminhada seguirá por fora da caverna até a outra extremidade. Durante o percurso há muitas espécies vegetais típicas do cerrado e em especial o Cascudo, fruto até o momento considerado endêmico da Chapada dos Guimarães.

Chegada na outra extremidade da caverna, a Boca do Buritizal. O visitante terá contato com a vereda, local facilmente reconhecido pelos buritis (Mauritia flexuosa) e a nascente de água cristalina.

A trilha continua, passando pela Pedra das Três Pontas ou Pedra do Equilíbrio para chegar na Lagoa Azul em seguida. Descanso e contemplação das marcas geológicas e da linda vista para as águas azuis e cristalinas.

Continuação da trilha para conhecer a caverna Quiogo Brado. Um visual impressionante, com paredes enormes e um teto localizado a mais de 20 metros de altura. Curiosas impressões na formação rochosa.

Caminhada de retorno para o estacionamento (~50 minutos) ou resgate com trator da fazenda e em seguida possibilidade de banho na Cachoeira da Alméscar.

Possibilidade de almoço caipira (sugestão, não incluído) no fim do dia. Retorno para a Chapada dos Guimarães. Retorno ao hotel e noite livre.

12 km de caminhada total;

 

Trilhas Chapada dos Guimarães
{Canoagem no Rio Claro}

A canoagem na Chapada dos Guimarães é realizada no Rio Claro, próximo ao parque nacional.

A atividade foi desenvolvida para iniciantes, considerando todos os aspectos de segurança. Assim surgiu a canoagem no Rio Claro.

É uma descida de rio em um barco inflável chamado duck: tem formato de canoa e  capacidade para 2 pessoas. É inflável, confortável e seguro, oferecendo bastante estabilidade. O viajante estará equipado com colete e capacete de segurança. Toda a atividade é acompanhada por um monitor que dará orientações ao visitante.

Viagem até as imediações do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães onde será o ponto de encontro para a aventura.

Após colocar os equipamentos, o grupo receberá instruções e fará um pequeno aquecimento. Começará então a aventura, todos ao rio! Serão cerca quase 3 horas de descida com paradas estratégicas para banho, mergulho, pic-nic e muita diversão.

Durante o trajeto o visitante terá contato com rio de água cristalina e vegetação preservada, com pequenas quedas e corredeiras, além de lindos ‘poções’ onde realizarão flutuação contemplativa com máscara e snorkel.

A rica ictiofauna será descoberta, proporcionando contato do visitante com cardumes de peraputangas, de piaus, de lambaris e algumas vezes até dourados. A temperatura agradável da água e o horário quente do dia deixarão a aventura ainda mais gostosa.

Após término da atividade, despedida e retorno para a Chapada dos Guimarães contemplando o lindo visual dos paredões de arenito.

Restante do dia livre.

Dicas

Trilhas Chapada dos Guimarães são os melhores passeios diários, organizados especialmente para o visitante com pouco tempo para conhecer a região. Incluem os principais serviços, como transporte, ingressos, equipamentos e seguro Ecotrip.

Fale conosco e faça um orçamento para passeios Trilhas Chapada dos Guimarães, venha conhecer Mato Grosso.

Peça agora mesmo um orçamento para este pacote de viagem

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone de contato

Assunto

Data de chegada

Data de partida

Quantas pessoas?

Sua mensagem